Desvendando o comportamento Infantil
Publicado por Patrícia Amorim Psicopedagoga em Artigos · Sexta 04 Mar 2022 · 3:30
Existem, na literatura internacional, várias definições sobre temperamento e aprendizagem. Os temperamentos dizem como você é, como age, como se relaciona, se comunica. Cada ser humano tem uma mistura diferente dos 4 temperamentos. Os temperamentos: colérico, fleumático, sanguíneo e melancólico.
Temperamento traz memória do querer e do sentir. Encontrar na mistura um ponto de equilíbrio é a busca de todo ser humano. A criança está em formação, portanto seu temperamento ainda sofrerá mudanças. Não tache seu filho ou aluno de algo que ele ainda está desenvolvendo.
O conhecimento dos temperamentos ajuda a lidar com eles, entender melhor as crianças para assim contribuir para sua educação.
Todos os seres humanos podem ter de dois a três TEMPERAMENTOS inerentes em si, um contrapondo o outro.
A criança de temperamento colérico é dotado de vontade forte, auto suficiente e muito independente. O Colérico é ativo e bastante prático tem opiniões bastante fortes, é decisivo, considera que é fácil tomar decisões, sempre diz que já sabe fazer. O “eu” é quem prevalece neste temperamento. Colérico é ativo, é pouco emocional e é prático.
Este temperamento é considerado extrovertido, à semelhança do sanguíneo, mas não de forma tão intensa. O “eu” é quem prevalece neste temperamento.
Colocar o colérico para brincar ou se sentar ao lado de uma outra criança colérica na classe é perfeito. Os dois vão se empurrar e medir forças e, assim, amenizar seu temperamento. Para ele, é terapêutico contar histórias de coragem e ousadia. Precisa enfrentar dificuldades que desdobrem suas forças interiores. . O importante é deixá-lo perceber tudo por si mesmo, como sempre devemos fazer com as crianças. Planejar atividades que tragam desafios e que precisam quebrar a cabeça, que sejam práticas sem muitos detalhes para observar ou preencher. O foco dele é praticidade e objetividade.
A criança de temperamento sanguíneo tem uma personalidade cativante, é um verdadeiro falador e contador de histórias e por norma está sempre de bom humor, embora a sua disposição possa variar. É uma criança enérgica, entusiasmada e começa com brilhantismo, mas como é pouco organizado nem sempre termina o que começa. Para educá-la, devemos fazer-nos amar por ela. Amor é a palavra-chave.
Como qualquer temperamento apresenta defeitos, características menos apreciável por parte dos outros: é volúvel, indisciplinado, impulsivo, inseguro, instável, egocêntrico, barulhento, exagerado, medroso, explosivo, inquieto e egoísta.
São necessárias atividades curtas, dinâmicas e estimulantes. A concentração e foco da criança com este temperamento não dura muito tempo.Atividades que utilizam a fala, criatividade e construção estão na lista das mais indicadas.
A criança de temperamento fleumárico é pacífico, sereno, calmo, dócil e preza pelo bem estar. É o tipo de temperamento que se mostra sempre coerente, sempre calmo e tranquilo independentemente das circunstâncias à sua volta, habitualmente evita a violência, é equilibrado e é reservado. Por escolha nunca será líder, mas se essa posição lhe for imposta, demonstra ser um líder eficiente e conciliador.
Crianças fleumáticas apesar de serem focadas, preferem evitar esforços. São estudiosos, caprichosos e calmos. Então é ideal atividades que tragam orientações com passo a passo e o tempo de duração, incentivando-a realizar as atividades com mais rapidez e direcionamento.
A criança de temperamento melancólico é introvertido e amigo fiel, tem um forte desejo de ser amado e deseja relacionar-se, mas acha difícil expressar os seus sentimentos.Precisa de uma atenção especial para ele, realiza atividades longas que exigem foco e concentração, além de serem caprichosos e organizados.
Por ser perfeccionista,demoram para realizar as atividades, então planejar atividades que exijam paciência, atenção. Estimular também a conviver com a pressão e a não sentir incapazes de realizar uma determinada tarefa.
Não há comentário ainda.