Logo Completa
Patrícia Amorim Psicopedagoga | Psicopedagogia
Patrícia Amorim Psicopedagoga | Psicopedagogia
Menu
Menu Principal
Reabilitação & Inclusão
Menu Principal
Patrícia Psicopedagogia | Curitiba (PR)
Patrícia Amorim Psicopedagoga | Psicopedagogia
Patrícia Psicopedagogia | Curitiba (PR)
Patrícia Psicopedagogia | Curitiba (PR)
Patrícia Psicopedagogia | Curitiba (PR)
Patrícia Amorim Psicopedagoga | Psicopedagogia
Patrícia Amorim Psicopedagoga | Psicopedagogia
Patrícia Amorim Psicopedagoga | Psicopedagogia
Patrícia Amorim Psicopedagoga | Psicopedagogia
Patrícia Amorim Psicopedagoga | Psicopedagogia
Ir para o conteúdo

Desvendando o comportamento Infantil

☺ Avaliação Neuropsicológica | ♥ Clinica para Autismo em Curitiba | ♥ Diagnóstico | ♥ Terapia Multidisciplinar © 2024
Publicado por Patrícia Amorim Psicopedagoga em Artigos · Sexta 04 Mar 2022 ·  3:30
Existem, na literatura internacional, várias definições sobre temperamento e aprendizagem. Os temperamentos dizem como você é, como age, como se relaciona, se comunica. Cada ser humano tem uma mistura diferente dos 4 temperamentos. Os temperamentos: colérico, fleumático, sanguíneo e melancólico.
Temperamento traz memória do querer e do sentir. Encontrar na mistura um ponto de equilíbrio é a busca de todo ser humano.  A criança está em formação, portanto seu temperamento ainda sofrerá mudanças. Não tache seu filho ou aluno de algo que ele ainda está desenvolvendo.
O conhecimento dos temperamentos ajuda a lidar com eles, entender melhor as crianças para assim contribuir para sua educação.
Todos os seres humanos podem ter de dois a três TEMPERAMENTOS inerentes em si, um contrapondo o outro.



A criança de temperamento colérico é dotado de vontade forte, auto suficiente e muito independente. O Colérico é ativo e bastante prático tem opiniões bastante fortes, é decisivo, considera que é fácil tomar decisões, sempre diz que já sabe fazer. O “eu” é quem prevalece neste temperamento. Colérico é ativo, é pouco emocional e é prático.

Este temperamento é considerado extrovertido, à semelhança do sanguíneo, mas não de forma tão intensa. O “eu” é quem prevalece neste temperamento.

Colocar o colérico para brincar ou se sentar ao lado de uma outra criança colérica na classe é perfeito. Os dois vão se empurrar e medir forças e, assim, amenizar seu temperamento. Para ele, é terapêutico contar histórias de coragem e ousadia. Precisa enfrentar dificuldades que desdobrem suas forças interiores. . O importante é deixá-lo perceber tudo por si mesmo, como sempre devemos fazer com as crianças. Planejar atividades que tragam desafios e que precisam quebrar a cabeça, que sejam práticas sem muitos detalhes para observar ou preencher. O foco dele é praticidade e objetividade.



A criança de temperamento sanguíneo tem uma personalidade cativante, é um verdadeiro falador e contador de histórias e por norma está sempre de bom humor, embora a sua disposição possa variar. É uma criança enérgica, entusiasmada e começa com brilhantismo, mas como é pouco organizado nem sempre termina o que começa. Para educá-la, devemos fazer-nos amar por ela. Amor é a palavra-chave.

Como qualquer temperamento apresenta defeitos, características menos apreciável por parte dos outros: é volúvel, indisciplinado, impulsivo, inseguro, instável, egocêntrico, barulhento, exagerado, medroso, explosivo, inquieto e egoísta.

São necessárias atividades curtas, dinâmicas e estimulantes. A concentração e foco da criança com este temperamento não dura muito tempo.Atividades que utilizam a fala, criatividade e construção estão na lista das mais indicadas.



A criança de temperamento fleumárico é pacífico, sereno, calmo, dócil e preza pelo bem estar. É o tipo de temperamento que se mostra sempre coerente, sempre calmo e tranquilo independentemente das circunstâncias à sua volta, habitualmente evita a violência, é equilibrado e é reservado. Por escolha nunca será líder, mas se essa posição lhe for imposta, demonstra ser um líder eficiente e conciliador.
Crianças fleumáticas apesar de serem focadas, preferem evitar esforços. São estudiosos, caprichosos e calmos. Então é ideal atividades que tragam orientações com passo a passo e o tempo de duração, incentivando-a realizar as atividades com mais rapidez e direcionamento.



A criança de temperamento melancólico é introvertido e amigo fiel, tem um forte desejo de ser amado e deseja relacionar-se, mas acha difícil expressar os seus sentimentos.Precisa de uma atenção especial para ele, realiza atividades longas que exigem foco e concentração, além de serem caprichosos e organizados.

Por ser perfeccionista,demoram para realizar as atividades, então planejar atividades que exijam paciência, atenção. Estimular também a conviver com a pressão e a não sentir incapazes de realizar uma determinada tarefa.


Não há comentário ainda.
0
0
0
0
0

linha
| MENU
||| A CLÍNICA
Localizações de fácil acesso em Curitiba, com uma estrutura completa, profissionais especializados e os melhores tratamentos. A Clínica Mover é acessivelmente preparada para receber seus pacientes contando com guias de acesso rebaixadas, rampas, sala de espera climatizada e banheiros especiais.
|| HORÁRIOS
Segunda a Sexta-Feira
8:00 – 12:30, 13:30 – 19:30

Sábados
8:30 – 16:30

Home Care
Faça um agendamento

Online
Faça um agendamento

Desenvolvido por EXECUTOR pro ©2023-2024
Nosso blog | Patricia Amorim Psicopedagogia
Patrícia Amorim Psicopedagoga | Psicopedagogia
Localizações de fácil acesso em Curitiba, com uma estrutura completa, profissionais especializados e os melhores tratamentos. A Clínica Mover é acessivelmente preparada para receber seus pacientes contando com guias de acesso rebaixadas, rampas, sala de espera climatizada e banheiros especiais.
Voltar para o conteúdo